FacebookTwitterYouTube
Logo da Prefeitura

Conheça Campos Novos Paulista

Conheça a cidade mais antiga do Sertão Paranapanema

A estância de Campos Novos Paulista localiza-se bem ao Oeste do Estado de São Paulo, limítrofe com a cidade de Marília, e com o privilégio de estar à margem esquerda do rio Novo, a 415 km da capital, integrando o conjunto de 42 municípios que compõem a bacia do Paranapanema. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Paranapanema foi o pioneiro a ser constituído no Estado. Essa interessante integração possibilita um planejamento de maior qualidade para beneficiar o entorno da bacia. Essa atividade abrange os quesitos saneamento, educação ambiental, capacitação, mobilização da sociedade em função desses objetivos e divulgação de informações que direcionem a população para a utilização da água de forma mais racional. Favorece também o aproveitamento do potencial turístico da região.
Sempre bom afirmar que o rio Novo é um afluente do rio Paranapanema que, mais do que uma divisa estadual é um eixo de integração entre Paraná e São Paulo. Como a mais antiga cidade do sertão do Paranapanema, Campos Novos Paulista aposta hoje em seus atrativos naturais: clima ameno - 15.9 °C é a sua temperatura média - e muita área verde, com rios e cachoeiras. Por isso o Turismo Rural com inúmeros sítios de veraneio, com ótima estrutura para o turismo, integram o dia a dia desta cidade que, segundo IBGE/2020, tem uma população estimada de 4.997 pessoas. A cidade também é conhecida como “Terra do Marolo”, fruto do cerrado que chega a pesar dois quilos e é muito doce, perfumado e saboroso.
Esta estância turística sabe que o desenvolvimento local passa pelos seus atrativos naturais, e a pesca é uma prática comum na região e atrai muitos turistas aos pesqueiros de Campos Novos Paulista. A cidade ainda dispõe do Lago Municipal, que é famoso por ser uma região de entretenimento para os próprios campos-novenses, bem como para seus visitantes. Na verdade tudo se resume a típicos passeios de cidade pequena com um clima super agradável e com boa gastronomia, ingredientes favoráveis e de grande atração para os turistas, em especial oriundos de cidades grandes com muito agito. As principais atrações deste município são a Igreja Matriz de São José, Gerador Histórico, Lago Municipal, Pesqueiros, Ginásio Municipal, Turismo Rural e eis seus principais eventos: Festa de São Sebastião (Janeiro), Carnaval (Fevereiro/Março), Aniversário da cidade (Março), Festa dos Trabalhadores e Festa do Peão de Boiadeiro (Maio).
Conta a história que o nome Campos Novos deve-se ao fato da sua colonização ter se dado tardiamente, em relação ao litoral, à capital, e a outros pontos do interior paulista. A vila foi intitulada distrito de Bela Vista (hoje Echaporã), quando ficou conhecida como Campos Novos. Em 1944, com a elevação a Município dos Distritos de grande concentração demográfica, o Governo Estadual houve por bem, cassar a autonomia dos Municípios de menor densidade demográfica. Assim o Município foi extinto sendo o Distrito subordinado a Ibirarema, adotando, através da mesma Lei, o nome de Nuretama. Quatro anos depois, o Município foi restabelecido, desta vez com o nome de Campos Novos Paulista. Campos Novos para Campos Novos Paulista teve sua denominação alterada em Dezembro de 1948.
Em tempo: como chegar até Campos Novos Paulista saindo da Capital.
O acesso é pela Rodovia Castelo Branco (SP-280) até o final. Depois deve-se virar à esquerda na SP-327 até a cidade de Ourinhos e, na sequência, virar à direita na Transbrasiliana (BR-153) até o trevo de Campos Novos Paulista. Bom saber que não há ônibus saindo direto de São Paulo, mas a viagem pode começar no Terminal Rodoviário da Barra Funda, tendo Ourinhos como destino, pela Manoel Rodrigues. De Ourinhos a viagem segue para Campos Novos Paulista.

Conheça Campos Novos Paulista
Os campos com borda vermelha não foram preenchidos ou foram preenchidos de maneira incorreta.

VER MAIS

TODOS